As Categorias do FIA WEC



Entrando no clima das 6 Horas de São Paulo que acontecerá no final desse mês de novembro em Interlagos, vamos dissecar um pouco do regulamento do Campeonato Mundial de Endurance, FIA WEC, para que todos possam entender um pouco do seu funcionamento, como são divididos os diferentes tipos de carros que nela competem, começando pelos carros GT.

Categorias de Grand Turismo
LM GTE

Porsche 911 LMGTE_PRO

Porsche 911 LMGTE_PRO

 

 

 

 

 

 

 

 

O nome da categoria vem de “Le Mans Grand Touring Endurance car” e aceita carros esportivos com 2 portas e 2 ou 2+2 lugares, aberto ou fechado, que pode rodar legalmente nas ruas e que esteja disponível para venda na rede de concessionárias dos fabricantes reconhecidos pelo Comitê de Endurance.
Essa categoria é dividida em dois grupos: AM e PRO. Tecnicamente a única diferença entre esses dois grupos é que na GTE AM os carros obrigatoriamente devem ter mais de 1 ano, não possuindo dessa forma, as últimas atualizações dos fabricantes, mantendo assim os custos baixos. Agora às especificações:
Motor:
Aspirados: no máximo 5500cc de cilindrada
Turbo/Supercharged: no máximo 4000cc de cilindrada
Chassis:
Peso mínimo: 1245Kg
Dimensões:
Comprimento total: 480cm
Largura Total: 205cm (sem os retrovisores)
Capacidade do Tanque: 90L
Painel dos números:
GTE AM: Laranja com números em branco
GTE PRO: Verde com números em branco
Faróis na cor amarelo.
Categorias de pilotos:
GTE AM: Um time de 2 ou 3 pilotos deve possuir pelo menos 1 bronze e 1 bronze ou prata
GTE PRO: Livre

Fernando Rees

Corvette LMGTE-AM

 

 

 

 

 

 

 

 


Categorias dos Protótipos

Protótipos Le Mans (ou Le Mans Prototypes daí os nomes LMP1 e LMP2) são carros que podem ter o cockpit aberto ou fechado e não possuem produção mínima requerida. Eles são produzidos especialmente para as 24 Horas de Le Mans e também para os campeonatos do FIA WEC, ELMS, AsLMS e TUSCC. Esses carros são desenvolvidos exclusivamente para competições, cumprindo com os requisitos dos regulamentos técnicos da ACO (Automobiles Club de l’Ouest – organizadora das 24 horas de Le Mans).
Hoje em dia os protótipos são divididos em 2 grandes categorias: LMP1 e LMP2.

Audi R18 e-Tron LMP1-H

Audi R18 e-Tron LMP1-H

 

 

 

 

 

 

 

 

LMP1
Desde 2014 essa categoria foi dividida em 2 grupos:
LMP1-L (Light): destinada para equipes privadas e sem o uso de sistemas híbridos de recuperação de energia
LMP1-H (Hybrid): destinada principalmente a equipes de fábrica e exige o uso de sistemas híbridos de recuperação de energia (ERS)

Motor:
O regulamento é praticamente livre, exceto pelas seguintes restrições:
Apenas motores a gasolina ou Diesel 4 tempos movido a pistões são permitidos;
Na LMP1-H o tamanho do motor é livre
Na LMP1-L o motor deve ter no máximo 5500cc de cilindrada.

Chassis:
Peso mínimo:
850Kg para LMP1-L
870Kg para LMP1H
Dimensões:
Comprimento total: 4650mm no máximo
Entre-eixos: livre
Largura total: no mínimo 1800mm e no máximo 1900mm
Altura: nenhuma parte do carro deve exceder 1050mm acima do plano de referência
Tanque de combustível:
Diesel: 54,8L
Gasolina: 66,9L
Faróis na cor branco.
Painel dos números: Vermelho com números em branco
Categorias de pilotos: Pilotos Bronze são proibidos

Rebellion Racing LMP1-L

Rebellion Racing LMP1-L

 

 

 

 

 

 

 

 

LMP2
Essa categoria é destinada exclusivamente para equipes independentes de fabricantes ou de fornecedores de motores. O preço de venda do carro completo sem motor, mas com todas as opções inclusas não deve exceder  370 mil Euros. Os motores possuem o preço fixado em 80350,00 Euros
Motor:
Aspirados a gasolina: no máximo 5000cc de cilindrada e 8 cilindros
Turbo/Supercharged a gasolina: no máximo 3200cc de cilindrada e 6 cilindros

Chassis:
Peso mínimo: 900Kg
Tanque de combustível: 75L
Faróis na cor branco
Painel dos números: Azul com números em branco
Categorias de pilotos: uma equipe de 2 ou 3 pilotos deve conter pelo menos um Prata ou um Bronze.

Oreca LMP2

Oreca LMP2